quinta-feira, 26 de março de 2009

Viagem com crianças


Abril está chegando!!!

Muitos pais viajam com as crianças nos finais de semana e principalmente em feriados. Viajar com as crianças de carro de forma segura requer alguns cuidados. Cuidados estes que vão além da revisão do carro.

Como acomodar crianças de idades diferentes com segurança no carro?

Aqui vão algumas dicas.
A idade e o peso da criança ajudam na hora de escolher um assento adequado para o transporte.

Bebês de até aproximadamente até 9 kg devem usar o bebê conforto sempre instalado de forma correta. No banco de tras, de costas para o motorista e com uma leve inclinação. Certifique-se que a instalação segue o manual e que o equipamento tem o selo do INMETRO.

Crianças de 1 ano até 4 anos (entre 9 e 18 kg) podem viajar no banco de tras com o auxílio da cadeirinha, que deve ficar voltada para a frente. Instale a cadeirinha na posição vertical e seguindo sempre o manual de instalação. Uma observação importante: a cadeirinha não deve ficar no meio do banco de tras, como pode ser visto com fraquencia em muitos veículos. Verifique sempre o selo do INMETRO. Atenção: nesta idade a criança não deve usar o cinto de segurança do carro. Ela não tem tamanho e nem o peso para usá-lo. Mas deve usar o cinto da cadeirinha.

Crianças de 4 a 10 anos (entre 18 e 36 kg) devem usar o assento de elevação ou o "booster" no banco de tras e já podem com este suporte usar o cinto (de 3 pontos) disponível no carro.

Crianças de 10 anos com 36kg e com altura igual ou superior a 1,45cm podem usar o banco de tras como um adulto. Sempre usando o cinto de segurança de 3 pontos.

Além desses cuidados, leve água, sucos, brinquedos, jogos e desenhos para colorir. Assim a pergunta: "Já está chegando?" demora mais um pouquinho para aparecer! Quem já viajou com crianças de carro sabe o quanto elas ficam impacientes. (Aproveite para imprimir os desenhos que estão aqui.)
No caso da viagem ser longa não esqueça de fazer paradas periódicas para que fraldas possam ser trocadas, crianças irem ao banheiro e também esticar as perninhas.
Para viagens internacionais existem outros cuidados que não podem ser esquecidos como por exemplo tirar a carteira de identidade para o seu filho. Informe-se no DETRAN quais os documentos necessários. Mas este é um novo capítulo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Foi bom você ter vindo! Que tal marcar a sua presença com um comentário? Volte sempre! Adoro receber os amigos!