quinta-feira, 18 de junho de 2009

Pólio


Você sabe o que é poliomielite?
É uma doença provocada por vírus. A forma mais conhecida é a poliomielite paralítica. Entào vamos falar um pouquinho sobre ela. Uma forma simples e resumida de explicar é a seguninte: a pessoa ingere o vírus que vai para o sistema nervoso ocasionando uma paralisia flácida.
A vacina que é usada aqui é a VOP, é adiministrada por via oral (2 gotinhas), e o gosto... não é de bolo de chocolate. Daí a careta quando a criança toma a gotinha. Não é necessário jejum prévio e nenhuma restrição ao aleitamento materno. Se a criança regurgitar logo após a vacina ela deve ser reaplicada. O esquema de vacinação recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria é:
aos 2 meses, 4 meses, 6 meses
primeiro reforço aos 15 meses
segundo reforço aos 5-6 anos.
Isso não descarta as campanhas de vacinação que ocorrem a nível nacional. É mais uma oportunidade para você. Deve-se participar das campanhas mesmo com a carteira de vacinação em dia. Qualquer dúvida entre em contato com seu pediatra. Ele saberá orientá-lo em caso de dúvida.
Não esqueça! Sábado dia 20 é dia de gotinha! Vacinar é proteção! Proteja seu filho de até 5 anos contra a paralisia infantil participando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Foi bom você ter vindo! Que tal marcar a sua presença com um comentário? Volte sempre! Adoro receber os amigos!