quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Crianças incontoláveis?

Crianças incontroláveis? (Prometi um post sobre o assunto.)
As crianças precisam "desesperadamente" de limites. Pode parecer estranho mas os limites ajudam as crianças se localizarem e se situarem na sociedade. Isso dá uma sensação de segurança.
Se todas as vezes que a criança tiver uma atitude inaceitável você tiver o mesmo comportamento vai mandar uma mensagem clara.


"Sempre que você fizer isso vai ficar no cantinho do pensamento (não gosto do termo castigo!)"





Vamos pegar alguns exemplos:


1-"meu filho está batendo em mim e no pai". Todas as vezes que ele levantar a mãozinha para bater segure-a mas não aperte apenas segure-a. Abaixe-se e diga de forma firme e segura. Sem gritos ou voz mais elevada. "Eu não gosto disso" ou "isso é inadmissível" ou alguma coisa do gênero que mostre claramente sua insatisfação com a situação. O importante aqui é que você transmita a mensagem de forma clara e direta. Se ao colocar no cantinho do pensamento você rir ou fizer uma brincadeira vai confundir a criança.





Depois quando for tirar do cantinho do pensamento lembre-se sempre de perguntar porque ela estava ali? Peça um beijo ou abraço ou os dois. Diga que o ama mas que aquela postura está muito distante da criança maravilhosa que ela é.
Outro detalhe importante: só pode tirar do cantinho do pensamento quem colocou. Ou seja se a mamãe colocou no cantinho do pensamento a mamãe tira. Se o papai colocou no cantinho do pensamento o papai tira. Nada de mamãe colocar e o papai tirar. É preciso reforçar a ideia que vocês são uma família.


2- "meu filho quando quer alguma coisa briga e grita até conseguir" Pergunta: você gostaria de ganhar sozinho uma fortuna na mega sena? Eu gostaria! (mas não tenho sorte para isso!)



Nem sempre poderemos dar aquilo que a criança quer e no momento que ela quer. Comece em casa. Com coisas simples. Tipo... "quero comer biscoito" antes do almoço. Se você concordar ele não vai comer nada no almoço. Então abaixe e explique que ele não pode comer naquela hora, mas que mais tarde ele poderá comer. Para facilitar estabeleça horários (depois do desenho tal ou antes de ir para a natação). Use pontos que ele possa reconhecer. Mostre que você está falando sério. Não ceda. Dê o biscoito no horário combinado. Normalmente há um "briga". Abaixe novamente e diga que você não está gostando da atitude e que espera que ele se comporte. Mas nem sempre isso funciona na primeira vez. Provavelmente você terá que colocar no cantinho do pensamento. Quando tirar do cantinho do pensamento pergunte porque ele ficou lá e depois diga para ele pedir desculpas e lhe dar um beijo e/ou abraço.
Fazendo isso você vai conseguir reforçar a ideia de que não está brincando e que existe consequências para atitudes indesejadas.






3- "meu filho não fica no cantinho do pensamento. Já tentei!"
Algumas dicas:
- antes de colocar no cantinho do pensamento sempre abaixe-se e explique o que ele está fazendo de errado.      
Neste momento diga que se ele continuar você vai colocá-lo no cantinho do pensamento. Na persistência diga, agora em pé (depois explico porque em pé), que ele vai para o cantinho do pensamento. Mas não espere que ele "fique feliz da vida" no cantinho do pensamento. Ele provavelmente tentará sair diversas vezes. Todas as vezes que ele sair você deve colocar no mesmo lugar mas sem falar ou encarar (corremos o risco de rir ou perder a paciência). Comece a contar o tempo novamente. Serão muitas idas e vindas nos primeiros episódios. Depois tudo será mais fácil.
- não retire privilégios. Uma repreensão (cantinho do pensamento) é suficiente. Não coloque no cantinho do pensamento e retire o desenho que ele gosta de assistir. A retirada do desenho ou o cantinho do pensamento. Tenha em mente que crianças muito pequenas depois de certo tempo esquecem o porque perderam o privilégio. A atitude precisa ser imediata para surtir efeito.


CANTINHO DO PENSAMENTO: deve ser um local onde não tenha nenhuma distração. Não vale quarto, banheiro ou no escritório. Deve ser um local monótono sem atrativos. Nada de tv, jogos, livros, brinquedos ou qualquer coisa que possa servir de distração inclusive janelas. Tomadas e objetos pequenos não devem ficar próximos do local escolhido. Pode ser no corredor de casa. Em um cantinho da sala. Mas nunca no quarto de dormir ou no banheiro. São locais que devem servir como pontos de segurança para a criança.
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Porque após o aviso  você não deve se abaixar. Quando você se abaixa a ideia é de repreensão e alerta. Quando você fica em pé dá ideia de autoridade. Tire uma foto de baixo para cima e veja como você "cresce".  É isso que a criança vê. Um gigante!





Outras atitudes podem surtir um resultado muito bom e sem uma palmada. Não acredita? Pode acreditar.




4 comentários:

  1. Muito bom, muito bom. Vou começar tudo de novo. Estava errando. Obrigado pelas dicas.
    PS: Ele melhorou.

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  2. Ótimo! Insista!!! Vale a pena! Vocês vão adorar os resultados!!! Beijinhos

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  3. Muito bom!!! Tem um seriado na TV a cabo que gosto muito de ver que fala sobre isso. Mas sempre achei que era coisa de televisão. Agora dá para acreditar!! Brigadu!!!! E muitos beijos.

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  4. Oi Joanna! Você esta falando do seriado da SUPER NANNY? Também adoro!!! Tem muita coisa legal. Mas não sei se o tempo é tão curto quanto eles sugerem. Mas a persistência é a solução. Beijinhos

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