sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Babá

Pensando em contratar uma babá?
Então reserve um tempo para entrevistas. Nunca contrate sem entrevistar a babá. Ela pode ser ótima mas deve se adaptar as suas necessidades.
Durante a entrevista observe não somente as respostas mas também a apresentação. Como ela se comporta, como está vestida, higiene pessoal, postura pessoal, tom da voz, pergunte sobre outros empregos (porque saiu),  qual a postura perante a criança... não esqueça de pedir referências.
Faça um questionário sobre tudo que você deseja saber sobre a candidata. Não se intimide em olhar o questionário e anote. Afinal é um bem muito precioso que você vai deixar aos cuidados dela. Dê preferência para indicações de amigas mas sempre entreviste a candidata.
Algumas sugestões de perguntas que você não deve esquecer:
Nome completo, endereço, telefone para contato. Estas perguntas são importantes pois você pode precisar checar e ver com quem ela mora.
Referências de trabalhos anteriores com contatos, currículo, se já fez algum curso direcionado a  cuidados com crianças/bebês (caso positivo verifique o conteúdo do curso). Pode parecer bobagem mas entre em contato com as referencias oferecidas. Se puder verifique se as referências são idôneas.
Veja o comportamento da criança com a candidata. Observe como ela se refere aos trabalhos anteriores. Se guarda alguma recordação das crianças das quais cuidou. Observe também se ela gosta de crianças. Bobo? Não! Cuidado. Atenha-se não somente aquilo que está sendo dito mas principalmente aquilo que não está sendo dito com palavras. Postura, entonação da voz, brilho no olhar, bom humor, disposição, se é divertida/ gosta de brincar, se ela consegue se adaptar a mudanças, se tem segurança em seus gestos e na voz e não esqueça da empatia. Se a família tem o habito de viajar verifique se ela tem disponibilidade para isso.
Lembre-se que você deve deixar claro o que deseja dela. Acerte horários de folgas. Não esqueça de verificar durante a entrevista se ela tem algum habito que você julga inconveniente. Por exemplo, algumas pessoas gostam de cantar hinos religiosos durante o trabalho. Isso para algumas famílias pode ser um fator que irá influenciar. Ou se ela fuma. O grau de escolaridade também deve ser perguntado. Não tenha vergonha de perguntar. Se tiver vergonha é melhor não contratar. Você não pode se sentir intimidada pela pessoa que vai cuidar do seu bebê.
Outra informação importante. Nunca contrate alguém, por melhor que pareça, se você achar que terá dificuldade para dispensar. Pode parecer cruel mas pense nisso. Já presenciei pais desesperados com este problema. Exemplifico: filha da faxineira (maravilhosa) que você tem há 20 anos. A menina quando começa a trabalhar, age de alguma forma que desagrada a família. E os pais ficam preocupados em perder de uma hora para outra a excelente faxineira. Nestes casos só contrate se conseguir ter uma conversa franca com todas as partes.
Anote tudo! Todas as impressões. E faça mais de uma entrevista. Se ficar em dúvida chame novamente para outra entrevista. Nunca deixe dúvidas no ar. Só mais uma coisa quando decidir faça um exame admicional com um médico. Verifique a saúde e as vacinas das candidatas. Bobagem? Não! Pode acreditar!
Essas são algumas dicas. Você  pode e deve incluir as perguntas que achar pertinentes. 
Lembre-se você precisa saber com quem seu filho/a está.
Achou a pessoa certa? Ótimo! Ela irá contribuir com o desenvolvimento do seu bebê. E se o bebê gostar dela não se preocupe. Ela está lá para ajudar e não para tomar o seu lugar. Mãe é você. Ela, sendo uma boa profissional, saberá lidar com isso. E você também deverá aprender a conviver com o carinho da criança por esta pessoa especial que você escolheu para cuidar do seu bebê/filho/filha.




Um comentário:

  1. Dicas maravilhosas e muito úteis e tenho certeza que as mamães delas se socorrerão...

    Muito boas!Lindo dia e fds!chica

    ResponderExcluir

Foi bom você ter vindo! Que tal marcar a sua presença com um comentário? Volte sempre! Adoro receber os amigos!